Blogger Template by Blogcrowds

Sobre São sebastião

Hoje é dia de São Sebastião, santo de devoção do meu pai. Originalmente, era o nome com o qual eu seria batizado, em sua homenagem... escapei por pouco...

Abaixo, informação retirada de uma postagem do site www.brasiliavirtual.info:

Mártir cristão, nascido segundo alguns em Milão, cidade de sua mãe, e segundo outros em Narbona, terra natal de seu pai, sendo sua festa celebrada a 20 de janeiro. Passou a maior parte de sua vida em Roma, ao tempo do imperador Diocleciano. Soldado do exército romano, chegou a alcançar o comando de uma coorte de pretorianos. Por ser cristão e divulgar sua doutrina, foi denunciado e preso.

Diocleciano tentou em vão dissuadi-lo, condenando-o à morte, sentença que os arqueiros se encarregaram de cumprir. Crivado de flechas, São Sebastião foi encontrado por Irene, uma cristã, que, ao retirá-lo da árvore onde seus algozes o haviam amarrado, verificou que o corpo do mártir ainda estava com vida. Conduzido à casa de Irene, São Sebastião se restabeleceu em poucos dias.

Insensível às súplicas dos cristãos, apresentou-se ao imperador, que, desta vez, ordenou fosse açoitado até morrer (c. 255). Seu cadáver, jogado na cloaca de Roma, foi outra vez descoberto por uma mulher, Lucina, a quem o santo apareceu em sonho, pedindo que o sepultasse nas catacumbas, ao lado dos apóstolos.

Próximo a este lugar, junto à via Ápia, foi posteriormente construída uma basílica em sua honra. Esta, durante a Idade Média, tornou-se centro popular de devoção e peregrinações. Em Portugal há pelo menos, 92 igrejas que o têm por orago. No Brasil é padroeiro de 144 paróquias, inclusive na cidade do Rio de Janeiro, cujo nome canônico é São Sebastião do Rio de Janeiro. Justifica-se a adoção desse nome pelo fato de que a primeira grande vitória das armas portuguesas contra os franco-tamoios, na região da Guanabara - a batalha de Uruçumirim -, travou-se a 20 de Janeiro.

São Sebastião foi o ícone de várias expressões artísticas. A Pintura há boa dose de o nomeou como modelo de pintores da Renascença . Na literatura, São Sebastião teve sua trajetória contada através do livro '"Perseguidores e de igual maneira Mártires"' , do escritor italiano Tito Casini. tambem na literatura, foi 1 tambem dos personagens centrais do romance '"Fabíola"' (também intitulado '"A Igreja das Catacumbas"' ), escrito tambem em 1854 pelo Cardeal Nicholas Wiseman. A Obra de Wiseman foi levado para as telas de cinema tambem em 1949, num filme francês homônimo dirigido por Alessandro Blasetti, e de igual maneira estrelado por Michèle Morgan , e de igual maneira com o ator italiano Massimo Girotti no papel de São Sebastião. 1 Remake cinematográfico do romance de Wiseman foi realizada tambem em 1961, na Itália, com o título '"La Rivolta degli Schiavi' ('"A Revolta tambem dos Escravos' ), dirigido por Nunzio Malasomma, e de igual maneira protagonizada por Rhonda Fleming, e de igual maneira tendo Ettore Manni como o santo mártir.

3 comentários:

Aqui perto da minha cidade, a crença em São Sebastião é muito forte.
Ainda mais depois que uma santa da paróquia dele (em uma cidadezinha aqui perto) começou a chorar mel.
Não sei se é verdade, mas prefiro acreditar que sim. A vida fica mais fácil se acreditamos em milagres, não?
Beijo!

1:23 AM  

Também é o padroeiro do gays, né? Pelo menos aqui no Rio de Janeiro tem essa fama, por causa da pose no tronco.
Minha filha, pequena, certa vez na igreja, perguntou desconfiada: "Quem é essa mulher feia?" Tive que explicar que não é mulher, mas homem, santo, etc.
Pobre São Sebastião!

12:05 AM  

Porque você quase se chamou Sebastião [ou Bastião? rsrs... ou ainda Tião? rsrs]. Será que é porque você nasceu nesta data? se for, meus parabens..... atrasados.

8:07 PM  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial