Blogger Template by Blogcrowds

Sobre música

Poucas coisas me dão mais prazer do que a leitura de um bom livro, assistir um bom filme, viajar ou ouvir boa música.

2008, que encontra-se à beira do último suspiro, privou-nos de algumas lendas da música.

Em junho, o norte americano Bo Didley, uma lenda viva do blues, conhecido por usar uma guitarra caseira quadrada, óculos escuros e chapéu preto. Artistas do porte dos Rolling Stones afirmam terem sido influenciados por ele. O cara era fera!

Também, no ano em que comemorou-se os 50 anos da bossa nova, morreu o francês Henri Salvador que, com a música "Dans mon ile" teria influenciado Tom Jobim na criação da bossa nova.

E foi-se a sul-africana Miriam Makeba, um ícone na luta contra o apartheid, a norte americana Odetta, cujas músicas tornaram-se hinos na luta pelos direitos civis em seu país, Israel "Cachao" Lopez, um dos símbolos da música cubana, o ganhador do Grammy, Isaac Hayes... todos muito bons de se ouvir.

Por aqui, no Brasil, ficamos sem a voz do sambista jamelão, um dos nomes que me fizeram prestar mais atenção ao samba. Recentemente, busquei músicas deste ritmo, de diversos períodos da nossa música e, a cada uma que ouço, é uma sensação. De Jamelão, gosto especialmente do disco que gravou com músicas de Lupicínio Rodrigues, que está entre os melhores cds que tenho.

A nossa música perdeu, também, a cantora Silvinha. Essa eu conheço pouco, só mesmo aqueles "hits" de todos os tempos da jovem guarda. Silvinha chegou a vender mais de 1 milão de discos na carreira. Preciso ouvir mais coisas dela.

Outro que se dspediu neste ano foi Waldick Soriano. Um dos grandes nomes do que chamam "música brega". Para ele, era música romântica. Compôs cerac de 700 músicas e é conhecido pela música "Eu não sou cachorro não". No ano passado foi tema do documentário "Waldik, sempre no meu coração", da atriz Patrícia Pillar, com lançamento de CD e DVD ao vivo.

Por último, o grande nome da música brasileira de todos os tempos, Dorival Caymmi.
Merecerá um post à parte.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial